O motor de Ciclo Otto diferencia-se basicamente dos outros ciclos
pela maneira como a mistura ar-combustível é inflamada na
câmara de combustível.
Quatro tempos:
Os 4 (quatro) tempos de funcionamento de motores utilizados na
maior parte dos veículos do Ciclo Otto podem ser definidos assim:
1º Tempo – Admissão
O pistão desce aspirando a mistura ar/combustível para o interior
do cilindro.
2º Tempo – Compressão
A mistura aspirada é comprimida pelo pistão.
3º Tempo – Combustão
A mistura se inflama quando uma centelha é solta pelo eletrodo
da vela de ignição.
4º Tempo – Escape (Exaustão)
Os gases produzidos pela combustão da mistura saem do cilindro
empurrados pelo pistão para o coletor de escape.
Sistema de Alimentação de Combustível
O sistema de alimentação através dos seus componentes que
atuam em conjunto, tem a função de fornecer combustível
pressurizado de forma constante para a combustão no cilindro.
Este processo ocorre a partir do tanque de combustível, até a
queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão.
Entre os principais componentes deste sistema, podemos citar o
tanque, bomba e filtro de combustível, além do regulador de
pressão e injetor de combustível.
Na figura abaixo, podemos acompanhar o fluxo do combustível
no sistema de alimentação do veículo com sistema de injeção
eletrônica.
Dois tempos:
Mais utilizado em motocicletas ao longo da história, o motor dois-tempos caracteriza-se pela simplicidade e reduzido número de peças. Sua potência em relação à cilindrada costuma ser mais alta que a do quatro-tempos, mas ele expele pelo escapamento muito combustível e óleo não queimados como resultado da combustão.
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