Motores nada mais são que dispositivos que convertem determinado tipo de energia em energia mecânica, de forma que seja possível realizar trabalho.
Há muitos anos atrás, o homem utilizava de animais para conseguir realizar o trabalho necessário para determinada atividade. As fontes motoras mais utilizadas naquela época eram de tração animal, principalmente cavalos. Mas haviam também outros tipos de mecanismos determinados para converter energias e realizar trabalho.
Temos como exemplo correntes de água (energia mecânica em energia mecânica), o vento (energia eólica em energia mecânica - utilizada para mover embarcações) e o vapor (queima transformada em energia mecânica - utilizada para movimentar navios).
Existem, hoje,vários tipos de motores disponíveis para o uso do homem. Sendo os mais importantes os seguintes: Motores Elétricos, de Combustão Interna e à Vapor. Aqui faremos uma breve introdução a respeito destes, que serão aprofundados mais a frente:
Século XVIII - Motores à vapor: tipo de motor que impulsionou os grandes saltos ocorridos na revolução industrial, baseado na transformação do calor em energia capaz de realizar trabalho.
1876 - Motor de combustão interna: são motores que utilizam-se de combustíveis diversos para causar uma explosão interna de modo à gerar trabalho.
1876 - Motor de combustão interna: são motores que utilizam-se de combustíveis diversos para causar uma explosão interna de modo à gerar trabalho.
1886 - Motor elétrico: é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores pelo seu baixo custo e simplicidade de funcionamento.
Tração animal
Energia mecânica transformada em energia mecânica
Energia mecânica trasnformada em energia mecânica
Energia térmica trasnformada em energia mecânica
Nenhum comentário:
Postar um comentário